Brasília, 23 de setembro de 2017 às 00:45
Selecione o Idioma:

Especiais

Postado em 24/08/2017 11:36

7 fatos sobre Kim Jong-un que vão te surpreender

.

Share Button
© Sputnik/ Ilia Pitalev

Formação na Suíça, paixões e “amor” pelos dispositivos da Apple são alguns dos fatos menos conhecidos sobre o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Apesar de grande parte da vida de quem governa a Coreia do Norte ser um mistério e estar cheia de rumores, alguns fatos vazaram na Internet e foram confirmados pela mídia estatal do país.Sabemos pouco sobre a Coreia do Norte, o país asiático que está desenvolvendo seu programa nuclear e de mísseis apesar da forte insatisfação da ONU. O mesmo acontece com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Neste artigo apresentamos uma lista com fatos curiosos sobre Kim Jong-un que o deixarão boquiaberto.

1. Estudou na Suíça com uma identidade falsa

Kim Jong-un estudou com uma identidade falsa na escola internacional Liebefeld de Berna, Suíça. Joao Micaelo, que estudou com Kim Jong-un, disse que ele se apresentava como Pak Um – nome falso – e que era filho do embaixador da Coreia do Norte.

2. Paixão pelo basquete e games

Durante seus anos de escola, o filho mais novo do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il se interessava por basquete, games e cinema. Segundo Micaelo, o basquete “era tudo” para o futuro líder da Coreia do Norte e ele jogava esse esporte tanto no campo com em jogos de vídeo.

Já depois de chegar ao poder, convidou a equipa de basquete norte-americana Harlem Globetrotters a visitar o seu país, bem como Dennis Rodman, ex-jogador da NBA, que esteve várias vezes na Coreia do Norte e considera o líder norte-coreano como “um velho amigo”.

Dennis Rodman conversando com Kim Jong Un
© FOTO: RODONG SINMUN /KNS /AP
Dennis Rodman conversando com Kim Jong Un

3. Tem uma canção oficial

Um hino de propaganda norte-coreana “Até à vitória final” é dedicado a Kim Jong-un. O texto dessa canção enfatiza a unidade política, a destreza militar e a força econômica de Pyongyang.

Deste modo, continua a tradição dos líderes da Coreia do Norte, já que tanto seu avô, como seu pai – Kim Il-sung e Kim Jong-il respetivamente − tiveram canções semelhantes.

4. Título de general sem experiência militar

Em 27 de setembro de 2010 Kim Jong-un foi nomeado general de quatro estrelas apesar da sua escassa experiência militar. Mais do que isso, ocupa o cargo de comandante supremo do Exército da Coreia do Norte desde 24 de dezembro de 2011.

5. O penteado do líder tem um nome especial

Kim Jong-un usa habitualmente um penteado com a cabeça rapada atrás e nas laterais e uma  grande mecha de cabelo na parte superior. Esse penteado recebeu o nome de “ambicioso”.6. Ele gosta de dispositivos da Apple

Apesar das tensões entre Washington e Pyongyang, o líder norte-coreano utiliza um dispositivo norte-americano muito popular: um desktop iMac da Apple.

7. Tem títulos curiosos

Além de seus cargos oficiais como líder supremo da Coreia do Norte, comandante supremo do Exército do país, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia e marechal da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un também é o “gênio entre gênios” e “camarada brilhante”.

Comentários: