Brasília, 24 de maio de 2017 às 14:48
Selecione o Idioma:

Meio Ambiente

Postado em 05/12/2016 6:49

Acordo de Paris sobre o clima: uma nova fonte de lucro para os monopólios

.

Share Button
– Comunicado do grupo parlamentar do KKE no PE, em 07/Out/16
– Parlamento Europeu ratificou o Acordo de Paris por 610 votos a favor, 38 contra e 21 abstenções
por KKE
O Acordo de Paris sobre o clima é um resultado de compromissos temporários entre os centros imperialistas e os países capitalistas poderosos. Ele não quer nem pode enfrentar graves problemas ambientais [NR] criados pelo desenvolvimento capitalista. Ele encara o ambiente como um meio para aumentar a lucratividade dos grupos de negócios, cuja pilhagem dos recursos naturais tem efeitos devastadores não só devido às suas emissões poluentes descontroladas como também por causa das guerras imperialistas.

O acordo está centrado nos vários “Sistemas de comércio de emissões (ETS)”, os quais, como mecanismos de comércio lucrativo da própria poluição intensificam a degradação do ambiente.

As tecnologias “verdes” destinam-se a abrir novos campos de investimento para os monopólios, em meio à forte competição, na qual a UE tem o papel dominante e pensa que os seus próprios grupos de negócios têm vantagem comparativa. O resultado certo deste acordo será o agravamento dos problemas ambientais e das condições de vida das camadas populares.

Só uma economia e sociedade que não esteja voltada para o lucro capitalista e sim para a satisfação das necessidades do povo pode garantir uma influência coerente e equilibrada dos trabalhadores na natureza e no ambiente. Para a vida que os trabalhadores merecem é preciso que tomem as rédeas do poder e da economia, em ruptura com a barbárie capitalista e os monopólios e suas uniões imperialistas.

29/Novembro/2016
[NR] Aparentemente há aqui um erro conceptual pois confunde-se ambiente com clima. O erro pode dever-se à tradução do grego, mas verifica-se tanto na versão em inglês como em francês.

Ver também:

Declarações de voto de deputados que votaram a ratificação do Acordo de ParisA versão em inglês encontra-se em inter.kke.gr/…e a versão em francês em solidarite-internationale-pcf.over-blog.net/Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Comentários: