Brasília, 23 de setembro de 2018 às 20:37
Selecione o Idioma:

África

Postado em 14/08/2018 3:26

Angola: Detido grupo que pretendia declarar independência de Cabinda

.

Luanda, 14 ago (Prensa Latina) A polícia de Cabinda, a única província separada do restante do território angolano, informou sobre a detenção de 13 membros do Movimento Independentista de Cabinda, destacaram hoje os meios de imprensa.

O grupo foi preso no bairro 1 de Maio, zona de Luvassa Sul, quando procedia à proclamação, instalação e apresentação pública da organização, anunciou ontem o superintendente-chefe Feliciano da Mónica, porta-voz da delegação provincial do Ministério do Interior, e que nesta terça-feira repercute em todos os noticiários.

De acordo com o informe, os detentos – que serão entregues à justiça – violaram o princípio de unidade do Estado consagrado nos artigos 5 e 6 da Constituição de 2010.

No local foram confiscados materiais de propaganda considerados hostis com ‘conteúdos de caráter divisionista, separatista e independentista, contrários à ordem e à tranquilidade públicas’, expôs Feliciano da Mónica.

Para pertencer ao Movimento cada pessoa deveria pagar dois mil kwanzas (7,46 dólares no câmbio oficial) com o pretexto de que o dinheiro serviria para a melhoria das condições de vida da população.

Esta é a primeira vez em dois anos que as forças da ordem divulgam uma ação contra tentativas separatistas nessa região, pois, anteriormente, todos os comunicados de ações combativas de outro grupo – a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda – foram negados pelas autoridades

Comentários: