Brasília, 23 de novembro de 2017 às 16:06
Selecione o Idioma:

Brics

Postado em 25/11/2015 5:37

Brics terão festivais de cinema russo ao longo do ano

.

Share Button

Primeira edição do evento em Mumbai recebeu mais de 5.000 visitantes Foto:PhotoXpress

ITAR-TASS

Eventos periódicos prometem sessões abertas e debate com cineastas locais. Rio de Janeiro sediou festival análogo em meados de novembro.

Os festivais de cinema russo serão realizados durante todo o ano nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), disse o vice-presidente do Sindicato Russo de Cinematógrafos, Oleg Ivanov, à agência Tass. O cineasta participou da primeira edição do evento em Mumbai, na Índia.

“Queremos manter esses dias em todos os países do Brics durante o ano”, disse Ivanov. “Ao todo, temos vários festivais em 25 países, mas os seus espectadores são geralmente nossos compatriotas.”

Segundo ele, a ideia é que esses eventos incluam sessões abertas e encontros com cineastas locais para discutir as oportunidades de cooperação na área.

A primeira edição em Mumbai, realizada entre 16 e 19 de novembro, recebeu mais de 5.000 visitantes.

“O evento na Índia foi sem precedentes. Envolveu estrelas russas e foi acompanhado por um enorme interesse pelos espectadores”, disse Ivanov. “Os próximos devem ser mantidos no mesmo formato.”

Em meados de novembro, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição de um festival análogo, a Semana de Filmes Russos. Durante seis dias, o Espaço Itaú de Cinema em Botafogo exibiu seis títulos lançados entre 2014 e 2015, como “Meu Querido Hans” e “Os Irmãos Tchekhov”. Boa parte dos filmes selecionados para a mostra tinham relação direta com a vitória soviética sobre os nazistas.

Publicado originalmente pela agência Tass

Comentários: