Brasília, 24 de setembro de 2018 às 11:04
Selecione o Idioma:

Cultura

Postado em 05/01/2018 8:54

Casa das Américas em 2018

.

Por María del Carmen Vasallo

A vida cultural cubana será marcada em janeiro pelo Prêmio Literário desta prestigiosa instituição cultural cubana.

Desta forma, começará, como todos os anos, o seu programa em 2018, que incluirá, entre outras propostas, o seu Musicology Award, outra edição do Colloquium on Women, bem como os dias intensos de outra edição da Theatre Season Latin America and Caribbean May Theatre, entre outros eventos. Haverá também oficinas, tributos, exposições, apresentações de livros e concertos em favor da criação comum da nossa América.

Em 15 de janeiro, o júri do Prêmio Literário Casa de las Américas será constituído e será publicado em sua 59ª edição e hoje é um dos mais antigos deste continente. Os trabalhos vencedores serão anunciados na quinta-feira 25.

Como é tradicional, durante as sessões será desenvolvido um programa paralelo intenso, que incluirá apresentações de livros, mesas redondas, painéis e debates sobre temas relacionados aos gêneros e categorias em competição. Participarão os membros dos jurados provenientes de diferentes países da América Latina. As reuniões estarão em Cienfuegos onde o jurado funcionará e depois, aqui em Havana, de 22 a 25 de janeiro.

Nesta ocasião, compete nos seguintes gêneros e categorias: história, teatro e ensaio sobre tema artístico-literário; bem como obras na literatura brasileira, com livros de ficção não escritos em português e textos publicados em literatura caribenha em inglês ou crioulo. Além disso, o Prêmio de Estudos da Mulher foi chamado.

A história deste concurso começou a partir dos meses fundadores dessa instituição, quando, em julho de 1959, a Casa das Américas, recentemente constituída, organizou a primeira edição do concurso que aos 59 anos continua com grande prestígio na literatura de nossa continente.

Enquanto de 19 a 23 de fevereiro, a Casa de todos apresentará uma nova edição do Coloquio Internacional do Programa de Estudos da Mulher. Estas reuniões são realizadas anualmente desde 1994. Desta vez, o tema central será: “Mulheres e famílias na história e na cultura da América Latina e do Caribe”. Mais detalhes através do correio:

pem@casa.cult.cu .

A décima quarta edição do Prêmio de Musicologia Casa de las Américas chegará em março, de 12 a 16. Este ano, os textos sobre historiografia musical competirão; interpretação e explicação crítica da criação musical; música tradicional e folclórica; Teoria e prática do ensino da música; estruturas teóricas globais de musicologia; e outros problemas relacionados à estética, à sociologia e à antropologia da música, entre outros. O prazo de admissão de obras expira no primeiro de fevereiro. Durante estes dias, o décimo Colóquio Internacional de Musicologia também será realizado.

E para esta primavera, a Casa organizará a décima edição do seu Teatro América Latina e Caribe. Assim, de 11 a 20 do quinto mês do ano, os grupos representativos do trabalho da cena na região chegarão a esta capital com uma grande variedade que incluirá teatro dramático, teatro de testemunho, cena de rua, teatro de objetos, re-leitura de clássicos e presença relevante de música.

Desta vez, o eixo temático está localizado nos links entre processos e resultados, de modo que os shows serão acompanhados da desmontagem dos conjuntos. Da mesma forma, haverá workshops, conferências, exposições e apresentações de livros e revistas, entre outras propostas.

Da mesma forma, o programa Casa para 2018, anuncia o terceiro Coloquio Internacional sobre Estudos sobre Culturas Nativas da América, de 9 a 12 de outubro, que será dedicado às línguas indígenas das Américas, expressão, tradução e recuperação; e novembro chegará com a Semana do Autor, como de costume no final de cada ano.

Com o seu variado programa cultural, a Casa de las Américas, belo projecto de unidade, defesa e promoção da cultura latino-americana, este 2018 continuará a sua rica história a favor da árvore de criação comum da nossa América. (Pensando Americas-Cuba Sim)

http://www.pensandoamericas.com/casa-de-las-americas-en-2018

Comentários: