Brasília - Sábado , 30 de Agosto de 2014 Página Inicial | Indique aos amigos
Porto Rico

ONU reafirma direito do País à autodeterminação


Adital

As Nações Unidas reafirmaram o direito inalienável do povo de Porto Rico à livre autodeterminação e independência e ratificou a esse país como uma nação latino-americana e caribenha com identidade nacional e inconfundível.

Também chamou ao Governo dos Estados Unidos a assumir sua responsabilidade de propiciar um processo que permita aos porto-riquenhos exercerem plenamente essas prerrogativas.

A reiteração dessas demandas aparece em uma resolução aprovada nesta segunda-feira pelo comitê de descolonização da ONU a proposta de Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela, informou a PL.

O texto também denunciou as ações realizadas contra os lutadores da independência de Porto Rico e reclamou às autoridades norte-americanas a devolução de todos os territórios ocupados em Porto Rico e as instalações de Vieques e Ceiba

Em respeito, solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a libertação dos presos porto-riquenhos Oscar López Rivera e Norberto González Claudio.

Também pediu à Assembleia Geral da ONU que examine de maneira ampla e em todos seus aspectos a questão de Porto Rico e lembrou que no próximo dia 25 de julho completam-se 115 anos de intervenção norte-americana na ilha caribenha.

O comitê de descolonização tem acordado já 32 resoluções e decisões sobre a questão boricua. O texto adotado agora destacou o pronunciamento majoritário feito em 6 de novembro pela população desse país em recusa a atual condição de subordinação política existente.

Também, ressaltou a declaração da I Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), celebrada em Santiago do Chile, que reconhece o tema de Porto Rico como um assunto de interesse dessa agrupação regional.

 

A notícia é da Juventud Rebelde.

Texto: / Postado em 20/06/2013 ás 08:03

[ Imprimir ]

Veja Também
[ Ver todas as notícias da editoria ]

Buscar Conteúdo
Colunistas
 

Patria Latina © Todos os direitos reservados