Brasília, 23 de maio de 2019 às 23:52
Selecione o Idioma:

Papo do Dia:

Meio Ambiente

Postado em 02/05/2019 6:10

Em breve, essa capital asiática poderia se converter em nova Atlântida

.

© AP Photo / Dita Alangkara
ÁSIA E OCEANIA

O presidente indonésio resolveu transferir a capital indonésia, Jacarta, para outra cidade situada no arquipélago asiático. A que se deve essa decisão?

“O presidente resolveu transferir a capital para fora da ilha de Java, uma decisão importante. Queremos ponderar um caminho para o progresso do país e a transferência da capital requer uma preparação cuidadosa e detalhada”, assegurou o ministro de Planejamento do Desenvolvimento Nacional, Bambang Brodjonegoro, citado pela Reuters.

Ao tomar a decisão, o presidente indonésio Joko Widodo levou em consideração o fato de que aproximadamente 60% dos 260 milhões de moradores da Indonésia vivem na ilha de Java e todas as atividades econômicas estão concentradas exatamente nessa área.

Embora a nova capital indonésia ainda não tenha sido escolhida, uma das possíveis candidatas é a cidade de Palangkaraya, situada na ilha de Borneo. Aproximadamente 300.000 hectares do território da cidade já foram preparados para o futuro povoamento caso se converta na nova capital.

Porém, a sobrepopulação não é o único motivo pelo qual o presidente indonésio resolveu transferir a capital.

Metade de Jacarta se encontra abaixo do nível do mar e continua sendo inundada de forma preocupante. De acordo com o relatório do Banco Mundial, em 2025, o nível da água na capital pode vir a subir entre 40 e 60 centímetros mais do que foi registrado em 2008, e alcançar inclusive o palácio presidencial.

Os políticos indonésios têm abordado o problema da transferência da capital desde 1945, após a proclamação da independência. Contudo, até agora nenhum dos presidentes do país conseguiu implementar esta transferência.

Comentários: