Brasília, 19 de outubro de 2017 às 04:28
Selecione o Idioma:

África

Postado em 23/09/2017 3:40

Em outubro novas eleições presidenciais no Quênia

.


Warning: Illegal string offset 'filter' in /home1/patri590/public_html/patrialatina.com.br/wp-includes/taxonomy.php on line 1372
Share Button

Nairóbi, (Prensa Latina) As eleições presidenciais quenianas serão realizadas no próximo dia 26 de outubro, nove dias depois do decreto pelo Tribunal Supremo depois de anular as do mês passado, anunciou hoje a Comissão Eleitoral (CNE).

As eleições de 1 de agosto, vencidas pelo mandatário Uhuru Kenyatta com uma margem de mais de 1,5 milhão de votos, foram anuladas pelo Tribunal Supremo depois de acolher um recurso do candidato da opositora Superaliança Nacional, Raila Odinga, quem alegou fraude por partidários de seu oponente.

A máxima instância judicial emitiu hoje um veredicto no qual argumenta que os resultados anteriores foram invalidados porque a CNE anunciou a vitória de Kenyatta sem que estivessem certificadas as atas dos colégios eleitorais, uma fórmula salomônica que elude a alegação de fraude.

Horas atrás a empresa francesa provedora de tecnologia para a informação encarregada da computação dos votos e sua transmissão à CNE advertiu que os sistemas necessários para garantir os serviços com a qualidade requerida não estariam prontos na data programada devido à complexidade dos trabalhos necessários.

O anúncio dos resultados da votação detonou fortes protestos nesta capital e outras cidades, enfrentadas com força pela Polícia, as quais deixaram mais de uma centena de mortos, segundo contagens oficiais.

Nesta quinta (21) manifestantes opositores foram desalojados com gases lacrimogêneos dos acessos ao Tribunal Supremo quando exigiam uma explicação clara e detalhada das razões pelas quais os magistrados decidiram convocar a novas eleições.

Comentários: