Brasília, 16 de dezembro de 2017 às 13:38
Selecione o Idioma:

Economia

Postado em 08/10/2017 8:38

Europa contabiliza quanto lhe custou sancionar Rússia

.

Share Button
© AFP 2017/ Philippe Huguen
As sanções antirrussas causaram grandes perdas à União Europeia, afirmou o Instituto Austríaco de Pesquisa Econômica (WIFO, na sigla em inglês), que realizou a investigação na sequência de um pedido apresentado pelo Parlamento Europeu.
Segundo os cálculos do WIFO, as exportações da UE à Rússia caíram 30 bilhões de euros.

Os especialistas do WIFO sublinharam que eles tentaram separar o efeito das sanções recíprocas de outros fatores, como as mudanças na conjuntura econômica ou a desvalorização da moeda russa por causa da queda dos preços do petróleo.

No total, desde 2014 as exportações europeias à Rússia caíram 15% por ano. O estudo lembrou que em 2013 as exportações foram de cerca de 120 bilhões de euros, e em 2016 diminuíram até 73 bilhões de euros, e as sanções são responsáveis por grande parte desta queda.

A Alemanha sofreu mais com as sanções do que outros membros da UE, suportando um terço da queda total do comércio europeu com a Rússia. A Áustria, por sua vez, como parceiro da Alemanha, perdeu cerca de um bilhão de euros.

Os pesquisadores lembraram que no período entre 2009 e 2013 o comércio entre a Rússia e a UE cresceu rapidamente, com 23,5% de crescimento médio anual.

No entanto, apesar das perdas econômicas evidentes, a União Europeia decidiu ampliar as sanções contra a Rússia em setembro passado.

 Sputnik

Comentários: