Brasília, 15 de outubro de 2018 às 18:47
Selecione o Idioma:

Canadá

Postado em 10/10/2018 4:08

Ex primeiro ministro do Canadá considera grande erro eleição de Trump

.

 Ottawa, (Prensa Latina) O ex primeiro ministro do Canadá Jean Chretien lançou duras críticas contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao qualificar sua eleição de ”erro monumental” em seu novo livro, cujos os extratos foram públicados nesta quarta-feira (10).

A nomeação de Trump marca o começo do declinio dessa nação, estimou Chretien, que também questionou o mandatário por suas políticas protecionistas.

‘Quando viajo pelo mundo, sinto que sua influência (de Washington) está diminuindo rapidamente’, considerou o três vezes chefe de governo (1993-2003).

‘Temo que a derrota de Hillary (Clinton) e a chegada do fanático Trump marquem o verdadeiro fim do império estadounidense’, realçou.

No início de seu livro, o político liberal assinala que se cansou de observar os caprichos surrealistas de Trump e de escutar suas tolices.

Com suas estratégias protecionistas, o presidente norte-americano tenta acabar com a atual ordem internacional, advertiu Chretien em um dialogo com a agência The Canadian Press para apresentar seu livro.

O crescente isolamento dos Estados Unidos, evidenciado em sua recente retirada do pacto nuclear com o Irã, causa preocupação entre os aliados da Casa Branca, sublinhou.

A ascensão e a eventual queda dos superpoderes são processos naturais e inevitáveis, apontou Christian.

‘Os impérios desaparecem. Muitas pessoas sentem nostalgia pelo império Britânico. Muitas pessoas no França ainda sonham com Napoleão Bonaparte, ainda que esteja morto há muito tempo’, manifestou.

Comentários: