Brasília, 16 de dezembro de 2017 às 00:27
Selecione o Idioma:

Venezuela Resiste ao Império

Postado em 17/11/2017 4:17

Governo e oposição na Venezuela definem regras de diálogos

.

Share Button
Delcy Roriguez é a presidenta da Assembleia Nacional Constituinte e Jorge Rodriguez o chefe da delegação do governo
Segundo o chefe da delegação do governo, Jorge Rodríguez, ficou acertado que, no começo de dezembro, as partes voltarão a se encontrar com dois temas centrais: o fim do bloqueio econômico e o respeito aos direitos políticos.

Após seis horas de reunião, afirmou Rodríguez, “todos alcançamos um parágrafo onde se pede respeito a nossa soberania nacional e, também, se pede à comunidade internacional que encoraje este esforço de diálogo no lugar de tomar ações agressivas contra a Venezuela”.

“Estamos muito perto de conseguir um acordo definitivo. Avançamos muito e não acho que necessitemos de outros quatro anos para conseguir um acordo de convivência”, disse Rodríguez.

Em nota, a MUD (Mesa da Unidade Democrática), principal bloco de oposição, disse que a reunião preparatória foi considerada “positiva”. “Nossos objetivos são claros: eleições limpas, livres e transparentes, atenção à emergência humanitária e liberação dos presos políticos. Sempre advogamos pela busca de uma solução pacífica e democrática para a crise que os venezuelanos atravessam.”

No próximo encontro, além da MUD e do governo, estarão presentes os chanceleres de Bolívia, Chile, México, Paraguai, Nicarágua e o de um sexto país a ser definido por Caracas ainda nesta sexta-feira (17).

O presidente Nicolás Maduro afirmou que, “com esforço”, é possível alcançar “acordos integrais ou parciais para garantir a paz na Venezuela” em “um ano”. “Tenho que dizer: no final consegui, consegui de novo, conseguimos, ali estão sentados na mesa de diálogo os delegados da MUD”, afirmou.

Fonte: Opera Mundi

Comentários: