Brasília, 22 de julho de 2018 às 15:10
Selecione o Idioma:

Economia

Postado em 01/03/2018 11:42

Irã está à beira de enfraquecer hegemonia do dólar

.


Warning: Illegal string offset 'filter' in /home1/patri590/public_html/patrialatina.com.br/wp-includes/taxonomy.php on line 1372
Share Button

As autoridades do Irã creem que a presença de pagamentos em dólar em seu comércio é insignificante e planejam substituí-lo por outras moedas nas operações com seus parceiros mais importantes, como os Emirados Árabes Unidos (EAU), Rússia, China e União Europeia.

Teerã anunciou que as ordens de compra dos comerciantes que se baseiam em dólares são proibidas nas operações de importação. O país fez mais um passo para abandonar o uso do dólar no comércio exterior, informou o canal Press TV.

Mehdi Kasraeipour, diretor de Assuntos de Regulação e Política Cambial do Banco Central do Irã, disse que a medida entrou em vigor em 28 de Fevereiro.Kasraeipour acrescentou que essa medida não criará nenhum problema para os comerciantes, porque a proporção do dólar no comércio do país é muito pequena.

“Durante muito tempo o setor bancário iraniano não podia usar dólares devido às sanções”, disse ele.

Segundo ele, os comerciantes iranianos devem informar seus parceiros para que substituam o dólar como a moeda base por outras moedas.

Entretanto, muitos comerciantes avisam que essas medidas poderiam levar a custos adicionais pela conversão da moeda base de dólar para outra moeda. Isso aumentará os custos de importação e, finalmente, faz com que os preços das mercadorias importadas aumentem.A decisão do Irã de abandonar o dólar está ligada à ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, de proibir cidadãos do Irã de entrar nos Estados Unidos. O Irã já assinou acordos com alguns países incluindo a Rússia, Azerbaijão, Turquia e Iraque para evitar o uso de dólar nas transações internacionais.

Comentários: