Brasília, 18 de setembro de 2018 às 14:18
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 09/07/2018 8:30

5º menino é resgatado de caverna inundada na Tailândia

.

© REUTERS / Soe Zeya Tun

O quinto menino do grupo preso na caverna inundada na Tailândia foi resgatado, saiu à superfície e já está no hospital de campo da entrada da caverna, informou o jornal Khaosod.

Segundo os relatos do jornal, o menino foi retirado da caverna às 16h45 (6h45, horário de Brasília). O canal local Thai PBS, por sua parte, comunicou que o menino resgatado já foi levado de helicóptero ao hospital de Chiang Rai.

A informação sobre mais um moço evacuado ainda não foi confirmada oficialmente.Hoje de manhã (9), foi reiniciada a operação de resgate dos meninos e seu técnico da caverna inundada de Tham Luang. A operação foi suspensa na noite no domingo após um grupo de especialistas estrangeiros e mergulhadores militares tailandeses terem retirado quatro moços.

Doze garotos entre 11 e 16 anos e seu técnico, de 25 anos, do clube juvenil de futebol “Wild Boar”, estavam desde 23 de junho até ontem no complexo de cavernas de sete quilômetros onde ficaram bloqueados por uma inundação.

Após dez dias de buscas pelo time desaparecido, os meninos e o técnico foram encontrados vivos, mas muito exaustos.

No domingo (8), as autoridades tailandeses anunciaram o início da operação de resgate, a primeira fase da qual resultou na retirada de quatro moços, que estão agora no hospital.Segundo o governador da província de Chiang Raie e coordenador da operação, Narongsak Osottanakorn, da operação participam 90 mergulhadores, 50 estrangeiros e 40 tailandeses.

A evacuação é dificultada devido ao fato de os alunos, que cresceram em uma região montanhosa, não saberem nadar. No momento, especialistas estão treinando os garotos a mergulhar, pois eles terão que atravessar partes da caverna inundadas, nadando debaixo de água em extensões de até 200 metros.

Comentários: