19.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Os 10 melhores lugares em Kiev

Aqui está uma lista de 10 atrações turísticas de Kiev que nós recomendamos visitar. Se tem o seu tempo limitado, faça antecipadamente um pedido de visita guiada através da Panorama Tours.

1 – A Catedral de Santa Sofia

Sofia

Fundada pelo Príncipe Yaroslav, o Sábio (a construção durou de 1011 até 1018), a Catedral de Santa Sofia, ou Sofia de Kiev, é uma das mais antigas catedrais de Kiev e está sob o patrocínio da UNESCO. Antigamente, na catedral se encontrava o trono do príncipe, escreviam-se as crónicas, faziam-se traduções de livros de línguas estrangeiras e foram criadas a primeira biblioteca e escola na Rus de Kiev. Sobreviveram até aos nossos dias 260 metros quadrados de mosaicos únicos e 3000 metros quadrados de frescos do século ХІ. A mais notável obra-prima em mosaico da Sofia de Kiev é a imagem de 6 metros de Oranta, Virgem Santa Maria, com as mãos erguidas em oração. Na catedral estão sepultados Yaroslav, o Sábio, e outros príncipes de Kiev.

Uma curiosidade: A rica paleta de cores dos mosaicos da Sofia de Kiev conta com 177 tonalidades!

2 – Kievo-Pecherska LavraLavra

O mosteiro foi fundado em 1051, em grutas, pelo monge Antoniy e mais tarde ampliado pelo seu aluno, o superior Feodosiy, a quem se devem as primeiras construções à superfície. No complexo do mosteiro encontram-se a Catedral da Assunção, o Grande Campanário do Lavra (1731-1744) com a altura de 96,5 metros, o refeitório, a Igreja da Santíssima Trindade, do século ХІ, as Grutas Próximas e Distantes, com as relíquias intactas dos santos. No território da Lavra está sepultado o Príncipe de Kiev Yuriy Dolgorukiy que fundou Moscovo em 1147. Atualmente protegida pela UNESCO, a Reserva Nacional Kievo-Pecherska Lavra, que inclui 144 edifícios, é o maior conjunto de museus da Ucrânia! Entre os mais interessantes – o Museu de Tesouros Históricos, o Museu do Livro e da Imprensa da Ucrânia e o Museu de Microminiaturas de N.Siadrysty.

Uma curiosidade: No Museu de Miniaturas estão expostos objetos que apenas podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: uma pulga com ferraduras, uma rosa no interior de um cabelo, uma caravana de camelos no buraco de uma agulha e outras maravilhas.

3 – A Igreja de Santo André

Andriyivska

A igreja em estilo barroco (1749-1754), construída segundo projeto do arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli, localizada na parte superior da famosa Descida de Santo André, no lugar, onde o Apóstolo André, o Protocletos, declarou: “Aqui surgirá uma grande cidade cristã”.

Uma curiosidade: Do terraço rodeado por balaustradas da Igreja de Santo André abre-se uma vista deslumbrante sobre o bairro Podol e o rio Dnipro.

4 – A Catedral de São VolodymyrVolodymyrsky

A Catedral de São Volodymyr foi construída em 1862-1882 no estilo pseudo-bizantino. Atualmente é o templo principal da Igreja Ortodoxa Ucraniana de Patriarcado de Kiev. O interior da Catedral de São Volodymyr foi pintado por artistas famosos do século XIX, tais como Viktor Vasnetsov, Mikhailo Vrubel e Mykola Pymonenko.

Uma curiosidade: Nos trabalhos de pintura da Catedral participaram quase 100 artistas.

5 – O Museu da Grande Guerra Pátria e a estátua da Mãe Pátria

MotherlandPerto da Kievo-Pecherska Lavra estende-se o complexo memorial Museu Nacional de História da Grande Guerra Pátria 1941-1945. No centro do complexo de 10 hectares eleva-se o monumento à Mãe Pátria (1981). A estátua de aço com 102 metros de altura é bem visível quando se atravessa o rio Dnipro no caminho do aeroporto de Boryspil para o centro da cidade. No interior do pedestal encontra-se o Museu da Grande Guerra Pátria, cuja exposição principal conta com mais de 15 mil peças.
Uma curiosidade: O peso da estátua da Mãe Pátria, feita de aço inox, é cerca de 500 toneladas; a altura do pedestal até à ponta da espada é de 62 metros.

6 – A Catedral de São MykhailoMikhailivsky

A história de Catedral de São Mykhailo reflete a história da própria Ucrânia. A catedral foi construída em 1108-1113, nos tempos do Príncipe de Kiev Sviatopolk, neto de Yaroslav, o Sábio. A catedral sobreviveu à invasão tártaro-mongol, mas não pôde resistir aos bárbaros soviéticos que destruíram o santuário em meados da década de 1930. Antes de destruir um conjunto histórico único, a maior parte dos frescos e mosaicos antigos foram levados para os museus na Rússia, em particular para o Hermitage (São Petersburgo). Em 1990 foi tomada a decisão de reconstruir a Catedral de São Mykhailo com base em documentos históricos. A catedral reconstruida abriu as suas portas em 1998. Atualmente é uma igreja em atividade do mosteiro ortodoxo masculino de São Mykhailo. Junto à catedral fica o Memorial aos milhões de vítimas de fome na Ucrânia, durante o estalinismo, em 1932-1933.
Uma curiosidade: Em 2004 os frescos originais da Catedral de São Mykhailo que se encontravam no Hermitage foram devolvidos à Ucrânia.

7 – O Palácio Mariyinsky e o Parlamento da Ucrânia

MariinskyRada

The majestic Mariyinsky Palace (1750-1755) was built following an example of a Baroque-style palace by designed by Bartolomeo Rastrelli. The Palace is now the scene for official functions and state receptions for visiting dignitaries. Adjoining the Baroque masterpiece is the Verkhovna Rada, or Ukrainian Parliament building (1936-1939) which boasts a glass dome weighing over one hundred tonnes!

Tip: The grounds around or across the street from the Parliament is where you may witness Ukrainians in their peaceful fashion protesting against their politics and politicians.

8 – O Museu Nacional de História da UcrâniaPectoral

Este museu está situado no histórico monte StaroKievska onde começou a ser construída não só Kiev mas também a poderosa Rus de Kiev, a precursora da Ucrânia atual.
800 mil artefactos de museu, peças de arqueologia, etnografia, numismática, livros antigos impressos na segunda metade do século XVII, armas, manuscritos, esculturas, pinturas, etc., refletem os vários aspetos da história da Ucrânia desde a pré-história até aos tempos modernos. Além da exposição principal estão em funcionamento exposições temáticas sobre a civilização de Tripólie, a história do dinheiro na Ucrânia, sobre o glorioso dançarino Serge Lifar nascido em Kiev, etc.

Uma curiosidade: No museu há uma peça única – um peitoral em ouro dos citas datado do século IV a.C. que pesa 1,5 kg.

9 – O Museu Nacional de Taras Shevchenko e o Parque de Taras Shevchenko

ShevchenkoA coleção do museu localizado no centro da cidade inclui mais de 4000 peças. Em particular, são objetos pessoais, manuscritos, desenhos, gravuras e cerca de 200 pinturas de Taras Shevchenko (1814-1861) – grande poeta, escritor, pintor, gráfico e ativista social da Ucrânia. Sem o génio de Shevchenko, que dedicou a sua vida à luta contra a escravidão do povo ucraniano, não haveria uma Ucrânia Independente. Do outro lado da rua do museu encontra-se o Parque de Taras Shevchenko, um dos parques mais bonitos de Kiev, em cujo centro foi erigido no ano de 1939 o monumento a Kobzar. Este parque pitoresco é um espaço muito popular para o descanso em família: aqui existe um grande parque infantil, uma ciclovia, alguns cafés e um restaurante.

Uma curiosidade: No museu estão guardadas as edições em vida do autor do “Kobzar” de Shevchenko, dos anos 1840 e 1860.

10 – O Museu Nacional de ChernobylChornobyl

O museu, situado perto da estação de metro “Kontraktova plocha” no bairro Podil, é dedicado à maior catástrofe tecnológica do século ХХ que aconteceu em 26 de Abril de 1986 na central nuclear de Chernobyl. Em 5 salas estão expostas mais de 7000 peças, incluindo documentos, mapas, fotografias, objetos pessoais e de uso corrente de moradores da cidade de Chernobyl, de trabalhadores da central nuclear e de testemunhas e “liquidadores” da catástrofe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS