25.4 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Pometeu, Lula, a democratização do fogo e a atualidade da tragédia grega

Nos chega pela internet uma avalanche de inutilidades, com mensagens fascistas, imbecilizantes ou  conteúdos predominantemente consumistas e comerciais. Mas, eis que a inteligência e a sensibilidade vazam todo este dilúvio de embrutecimento e, –    tal como aquela flor da poesia de Drummond, que floresce apesar do cimento opressivo  –   conseguem comunicar , por meio de uma charge, uma síntese histórica que ensina sobre a tragédia de Prometeu e a nossa tragédia moderna, ante as  ameaças que pairam sobre Lula , em razão de seu gesto prometeico de democratizar a comida, a eletricidade, as casas, o emprego, despertando a ira dos deuses.
A similaridade deve-se a que, na criação literária de Ésquilo, seu personagem , Prometeu,  o herói mais admirado por karl marx,  “roubou” o fogo dos deuses e, que blasfêmia!,  o distribuiu aos simples mortais, a toda a humanidade.
A democratização do acesso ao fogo, audácia de Prometeu que quebra uma injusta apropriação de um bem da civilização   –  fogo  –  apenas pelos Deuses, simbolizando as oligarquias de hoje, é equivalente ao  gesto de  Lula. Ele atua  com suprema coragem, enfrenta os “Deuses”,  para que o acesso ao avião, às universidades, ao atendimento médico de qualidade, à alimentação regular,  atributos que eram vedados à grande massa de brasileiros, sejam compartilhados.
Tal como Prometeu, acorrentado a uma rocha, Lula é igualmente castigado pelos Deuses (oligarquia), acorrentado a um pelourinho midiático. Os Deuses de hoje não suportam ver seu privilegiado controle sobre o fogo e todas as conquistas da humanidade, partilhado  democraticamente com os brasileiros que sobreviveram à tortura dos escravagismo, das favelas, dos lixões onde são obrigados a disputar restos de comida com ratos e urubus.
Lula é apresentado nesta charge inteligente  de Nani, como portador da audácia de Prometeu, democratizando o fogo, a luz, o saber, a saúde, a proteção de uma moradia, o sagrado alimento, e recebe a ira dos Deuses (oligarquia midiática) que o condena à selvageria  dos abutres midiáticos, determinados a comer seu fígado, a exaurir sua vida.
Agradecimento ao autor da charge, pela sensibilidade e inteligência históricas,  e recomendação à leitura da obra “Prometeu Acorrentado”, uma das obras preferida de Karl Max.

Beto Almeida

link do autor da charge NaniHumor

http://www.nanihumor.com/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS