21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Povos e governos no mundo parabenizam Nicolás Maduro por vitória eleitoral

Caracas, 24 May. AVN

Presidentes de vários países e organizações sociais em todo mundo parabenizaram o presidente da República, Nicolás Maduro, pela vitória nas eleições presidenciais realizadas no último domingo, 20 de maio, com 67,84% dos votos.

Maduro foi proclamado pelo Conselho Nacional Eleitoral, como presidente da República para o período 2019-2025 ao conquistar 6.225.682 votos.

O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma carta ao mandatário parabenizando pela vitória em que destaca que “China e Venezuela são próximos amigos, de confiança mútua e bons parceiros de cooperação” e que está disposto a estreitar o intercâmbio entre os dois países e “levar a Associação Estratégica Integral China-Venezuela a uma escala superior”.

Em nota, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, saudou o triunfo eleitoral do líder revolucionário e afirmou que Maduro “vai contribuir ao desenvolvimento da cooperação estratégica que existe entre os países”.

Putin reiterou sua disposição para continuar trabalhando em conjunto com a Venezuela sobre a agenda bilateral e multilateral.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, parabenizou Maduro, através de uma ligação telefônica, e manifestou seu desejo de que o triunfo nas eleições permita fortalecer a prosperidade da Venezuela, destacou comunicado emitido pela chancelaria da Venezuela,

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, enviou uma carta ao mandatário venezuelano para parabenizá-lo e destacou que o “povo bolivariano e chavista demonstrou mais uma vez sua determinação de defender o legado de Chávez, que tão dignamente representa”.

O líder cubano Rául Castro também enviou uma carta a Maduro para parabenizá-lo pelo triunfo que seguirá aprofundando a Revolução Bolivariana.

O presidente da Argélia, Abdelazis Buteflika, expressou que está “convencido de que com o compromisso, a determinação e as qualidades humanas que o caracteriza assim como com o apoio de seu povo, saberá preservar e fortalecer as numerosas conquistas e realizações da Venezuela”.

Ira, Síria, Gabão, Nicáragua, São Vicente e Granadinas, Dominica, Haiti e El Salvador foram outros países que parabenizaram Maduro e o povo da Venezuela pela jornada eleitoral.

O Observatório de Direitos Humanos dos Povos, a Coordenadora Panamenha de Solidariedade à Venezuela, a Alba Movimentos, entre outro grupos de intelectuais internacionais, também reconheceram os resultados da jornada eleitoral.

Infografia:Solángel Núñez

ÚLTIMAS NOTÍCIAS