Brasília, 23 de maio de 2019 às 05:49
Selecione o Idioma:

Papo do Dia:

Colômbia

Postado em 07/01/2016 9:32

Presidente da Colômbia analisa etapa final dos Diálogos de Paz

.

Juan Manuel Santos, que estipulou o dia 23 de março desde ano para o fim do conflito, vai analisar a evolução dos Diálogos de Paz (Telesur)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, participa nesta quinta-feira (7) de uma reunião anual para analisar a etapa final dos Diálogos de Paz com as Farc, realizados em Havana, Cuba, desde 2012.

O encontro, a ser realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia, contará com a participação dos três assessores internacionais do processo: Joaquim Villalobos, Jonathan Powell e Shlomo Ben Ami, além do alto comissário para a paz, Sergio Jaramillo.

O objetivo do encontro é fazer um balanço do processo de paz e analisar o tempo que falta para chegar a um acordo definitivo, capaz de realmente estabelecer a paz na Colômbia depois de mais de meio século de conflito.

A expectativa é que a discussão seja centrada em questões que ainda estão pendentes, relacionadas ao referendo dos acordos e o fim definitivo do conflito, que inclui o desarmamento.

Entenda o caso

O Governo da Colômbia e as Farc iniciaram os Diálogos de Paz em Havana em novembro de 2012, com o objetivo de debater a melhor solução para ambas as partes a fim de solucionar o conflito definitivamente.

Três anos depois, em dezembro de 2015, as partes assinaram um dos pontos mais importantes da discussão, que diz respeito a investigação, reparação e justiça para as vítimas do conflito, além de garantia de não repetição.

O presidente Juan Manuel Santos também anunciou que o conflito deve se encerrar até o final de março desde ano, desde que o anúncio foi feito as Farc já tomaram iniciativas importantes, como o cessar fogo.

Fonte: Telesur

Comentários: