20.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Presidente da Colômbia anuncia avanço em novo acordo de paz com Farc

O presidente diz que sua equipe corre contra o tempo para implementar um novo acordo o mais breve possível (Reuters)
A equipe de negociadores do governo colombiano voltará a Cuba na próxima quinta-feira (3/11) para dar continuidade à discussão com as Farc sobre um novo acordo de paz, depois que o atual foi rejeitado pela população em plebiscito.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou neste sábado (29) que já há avanços com relação ao novo acordo nas áreas de reforma rural e participação política dos guerrilheiros na vida civil. Estes foram os pontos mais criticados pelos porta-vozes do movimento pelo “Não”, ou seja, a oposição que rejeitou o acordo.
“As reuniões com os distintos grupos do ‘não’ têm se desenvolvido na direção correta”, garantiu o presidente. Segundo ele “houve avanços importantes”.
Santos reiterou que a ordem do governo para a equipe de negociação é que não seja suspensa a mesa de diálogo até que haja uma nova solução porque o objetivo é ter um novo acordo o mais rápido possível.
O acordo de paz firmado pelo presidente e pelo comandante em chefe das Farc, Timoleón Jiménez, sob o aval da ONU e de dezenas de países observadores levou cinco anos para ser elaborado em Havana.
O presidente diz que, mesmo com a campanha contrária ao acordo impulsionada pela direita, ele está otimista. “Temos a vontade e a disposição de nos unir em torno de um novo acordo de paz que seja implementado o mais breve possível”, garantiu.
Do Portal Vermelho, com Telesur

ÚLTIMAS NOTÍCIAS