Brasília, 18 de novembro de 2018 às 05:31
Selecione o Idioma:

Economia

Postado em 16/10/2018 2:53

Putin: Rússia aumenta reservas internacionais e tem economia estável

.

© Sputnik / Sergei Guneev

A Rússia está financeiramente estável apesar das sanções, disse o presidente Vladimir Putin em uma reunião com autoridades do Banco Central nesta terça-feira. As reservas mais altas e a dependência decrescente do petróleo são os fatores-chave, segundo o líder russo.

“O mercado financeiro permanece estável. Isso graças às ações conjuntas do governo e do Banco Central. Nossas reservas de moeda estrangeira aumentaram 5,7% desde o começo deste ano e já estão em US$ 459 bilhões”, declarou Putin.

O Banco Central e o governo têm trabalhado juntos para reduzir a dependência do petróleo na economia russa, o que reflete na inflação mais baixa e um rublo mais estável, pontuou o primeiro vice-presidente do Banco Central da Rússia, Sergey Shvetsov.

As reservas estrangeiras russas consistem em moeda estrangeira, direitos de saque especiais (SDR), posição de reserva no Fundo Monetário Internacional (FMI) e ouro monetário. Eles atingiram seu nível mais alto antes da crise global de 2008, chegando a US$ 598 bilhões.

A economia também mostra crescimento, observou Putin. “Em geral, o quadro da economia russa é geralmente positivo. O crescimento industrial durante oito meses chegou a 3,1%, incluindo a produção industrial que cresceu 3,8%”, acrescentou.

Putin também observou a inflação e o desemprego consistentemente baixos. “Em agosto, o desemprego caiu para 4,6%, o que é um recorde de baixa, e a inflação em setembro foi de 3,4%”.

Comentários: