Brasília, 20 de março de 2019 às 14:41
Selecione o Idioma:

Oriente Médio

Postado em 05/06/2017 4:30

Quatro países do Oriente Médio rompem relações diplomáticas com o Qatar

.

© AFP 2017/ PATRICK BAZ
Arábia Saudita, Bahrein, Egito e Emirados Árabes Unidos cortaram relações diplomáticas com Qatar nesta segunda-feira (5), aprofundando um racha entre nações árabes do Golfo Pérsico causado pelo suposto apoio de Doha a grupos terroristas.
Vista para a capital de Qatar, Doha
© AFP 2017/ PATRICK BAZ
Os países anunciaram que irão retirar o seu corpo diplomático do Qatar, um país rico em gás que será sede da Copa do Mundo de 2022. A Arábia Saudita ainda afirmou que as tropas do Qatar serão retiradas de sua coalizão na guerra em curso no Iêmen.
Todos os quatro países planejam cortar o tráfego aéreo e marítimo com o país. Ainda não está claro ainda como essa decisão irá afetar a Qatar Airways, uma das maiores empresas de transporte da região.
“Ante as seguidas tentativas do Qatar de desestabilizar a situação e prejudicar a segurança no Reino do Bahrein, a ingerência em seus assuntos internos, as provocações nos meios de comunicação e o apoio ao terrorismo (…) o Reino do Bahrein anuncia a ruptura das relações diplomáticas como Estado do Qatar”, afirmou em comunicado o governo do Bahrein.
A tensão na região aumentou no final de maio depois que a agência estatal do governo do Qatar publicou um suposto pronunciamento do Emir do país em defesa da melhora das relações com o Irã. Posteriormente, o Ministro das Relações Exteriores negou a fala do Emir, afirmando que a agência estatal havia sido alvo de hackers. Ainda assim, meios de comunicação da Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos continuaram a reproduzir a fala do Emir Tamim bin Hamad al-Thani.
Procurados, membros do governo do Qatar não quiseram comentar.
 Sputnik

Comentários: