Brasília, 26 de maio de 2019 às 02:51
Selecione o Idioma:

Brics

Postado em 02/12/2015 9:10

Realizada em Pequim 1ª Cúpula de Imprensa do Brics

.

1ª Cúpula de Imprensa do Brics, em Pequim
Foi realizada nesta terça-feira (1º/12) em Pequim a 1ª Cúpula de Imprensa do Brics. Os 25 veículos de imprensa participantes na reunião prometeram reforçar o intercâmbio e a colaboração, promover a amizade e o entendimento mútuo entre os povos dos países membros do Brics, e impulsionar a cooperação de benefício mútuo entre eles num amplo leque de áreas.

Este é o primeiro diálogo de alto nível entre as empresas de comunicação principais do Brics. Cada país membro fez-se representar por cinco veículos de imprensa no evento, de natureza variada, tais como agências de notícias, jornais, rádios, TVs e websites.

O presidente executivo da 1ª Cúpula de Meios de Comunicação do Brics e presidente da Agência Xinhua, Cai Mingzhao, disse no seu discurso, proferido na cerimónia de abertura do evento, que os meios de comunicação dos países do Brics têm que transmitir a voz de paz, justiça e igualdade, promover a cooperação de benefício mútuo e divulgar o conceito de abertura e interligação.

Segundo Cai, os veículos de imprensa do Brics devem promover firmemente o desenvolvimento comum dos países do Brics, transmitir a voz das economias emergentes, reforçar a coordenação e cooperação entre eles e orientar a opinião pública internacional para o enfrentar dos problemas e desafios dos países em desenvolvimento.

A reunião aprovou a Declaração de Pequim da Cúpula dos Meios de Comunicação do Brics, a qual indica que o desenvolvimento e sistema de cooperação entre os países intervenientes garantem um futuro promissor no desenvolvimento da indústria de comunicação.

A cimeira foi iniciada pela Agência Xinhua e co-organizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Russia Today, The Hindu Group e pela Independent Media da África do Sul.

Fonte: Diário do Povo Online

Comentários: