19.2 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Salário mínimo integral dos trabalhadores venezuelanos aumenta em 95%

Caracas, AVN

Após o aumento do salário mínimo e do bônus de alimentação anunciado nesta segunda-feira pelo presidente da República, Nicolás Maduro, o ingresso mínimo legal dos trabalhadores é de 2.555.500 bolívares, o que representa um incremento de 95 %, informou o presidente da República, Nicolás Maduro.

“Esta é a justiça social, o escudo contra a guerra econômica criminosa da oligarquia neoliberal e do Fundo Monetário Internacional”, afirmou, durante coletiva de imprensa no encerramento da Expo Venezuela Potência, realizada durante três dias no Poliedro de Caracas.

O salário mínimo passou de 392.646 bolívares a 1 milhão de bolívares, enquanto o bônus alimentação, conhecido também como cesta ticket socialista, aumentou de 915.000 bolívares a 1.555.500 bolívares mensais.

As pensões aumentaram de 392.646 bolívares a 1 milhão de bolívares mensais, incremento que está dirigido aos mais de quatro milhões de pensionistas do país.

O chefe de Estado igualmente anunciou aumentos no sistema de bônus protetores, criado no ano passado para proteger a população da inflação induzida nos produtos de primeira necessidade.

Os bônus mensais passaram a valer um milhão de bolívares, como no caso do bônus José Gregorio Hernández para pessoas com deficiência e de Parto Humanizado para grávidas.

Também aumentou o bônus Lares da Pátria, que dependerá do número de integrantes do grupo familiar, variando entre 500 mil bolívares e 2.580.000 bolívares.

Como parte dos anúncios, também aprovou o bônus da Classe Operária , que se entregará a partir deste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, por um montante de 1,5 milhão de boívares, a um total de 10 milhões de venezuelanos.

Com este novo incremento de 95% já são 44 aumentos salariais concedidos desde que começou a Revolução Bolivariana, em 1999.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS