Brasília, 18 de novembro de 2018 às 05:49
Selecione o Idioma:

Economia

Postado em 29/10/2018 8:48

Substituto ao dólar: Rússia e África podem encontrar novas alternativas

.

© AP Photo / Amr Nabil

Agencia Sputnik

Empresas russas poderão encontrar alternativas ao dólar para realizar negociações com parceiros africanos, declarou o chefe do conselho empresarial russo-zimbabuano e principal acionista da empresa Uralchem, Dmitry Mazepin.

“Eu acho que na África outras moedas podem ser usadas. Sabemos que o [banco russo] VTB, por exemplo, quer expandir presença na África, e usando uma ferramenta como o VTB, nós poderemos realizar transações em moedas que sejam mais convenientes para o Banco VTB”, disse o empresário a repórteres.

Caso outra rodada de sanções cause o congelamento de pagamentos em dólares, as autoridades russas começarão a tomar as devidas medidas para facilitar contratos de comércio exterior em rublos, além de estarem considerando possíveis alternativas à moeda norte-americana.

Apesar disso, ainda existem certas dificuldades para os empresários russos que trabalham na África, reconheceu o acionista.”O primeiro [obstáculo] é a logística. Nem todos os países têm acessibilidade a mares e oceanos. Não há ferrovias em todos os lugares”, disse Mazepin, adicionando que é necessário construir redes complexas para que as entregas sejam organizadas na área.

“O segundo é a garantia financeira. Precisamos determinar como esses países vão pagar, porque sua situação financeira não é muito estável.”

Segundo Mazepin, para que o problema seja resolvido, é preciso utilizar mecanismos bancários ou entregas com atraso no pagamento, “mas neste caso, assumimos risco específico”.

Comentários: