27.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Turquia executou 600 membros do PKK desde dezembro de 2015

As forças de segurança da Turquia mataram 16 combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), nas províncias de Sirnak e Diyarbakir, somando um total de 600 mortes entre os membros do PKK desde dezembro de 2015. A informação foi divulgada pelo Estado-Maior turco nesta terça-feira (19).

Em dezembro, as autoridades turcas declararam um toque de recolher em várias regiões Sudeste do país, onde confrontos armados entre as forças de Ancara e combatentes do PKK continuam.”Quinze membros da organização separatista (PKK) foram mortos em Cizre. Desde o início das operações na cidade, o número foi de  352. Um terrorista foi morto em Sur, e desde o início da operação na região foram 103″, afirmou o Estado-Maior turco em um comunicado.

Anteriormente, o exército turco anunciou que um total de 136 militantes curdos foram mortos na cidade de Silopi e mais de 20 nas cidades de Nusaybin e Dargeçit na Província de Mardin.

Após mais de dois anos de cessar-fogo, as hostilidades entre as forças militares e policiais turcas e o PKK foram retomadas no verão passado, comprometendo as conversações de paz iniciadas em 2012 para pôr fim a um conflito que desde 1984 já deixou mais de 40 mil mortos.As autoridades turcas acreditam que o Partido de União Democrática (PYD) é afiliado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado oficialmente como uma organização terrorista na Turquia, apesar dos curdos sírios estarem envolvidos em batalhas severas com o Daesh (Estado Islâmico).

Apesar da Turquia ter aderido à coalizão internacional contra o Daesh liderada pelos EUA, o exército turco realiza sobretudo ataques aéreos contra curdos, enfraquecendo assim a força terrestre que desde muito tempo resiste às ofensivas dos terroristas. Em outubro neste ano a Turquia alvejou as posições curdas quando a milícia YPG (sigla em curdo para Unidades de Proteção Popular), afiliada do PYD, atravessou o rio Eufrates para lutar contra o Daesh.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160119/3342438/turquia-executou-600-membros-pkk.html#ixzz3xj2Siffh

ÚLTIMAS NOTÍCIAS