Brasília, 21 de agosto de 2017 às 01:25
Selecione o Idioma:

Venezuela

Postado em 08/08/2017 8:40

Um total de 22 partidos políticos estão registrados para participar de eleições regionais na Venezuela

.

Share Button
Foto: Ricardo Herdenez, AVN

Caracas, 08 Ago. AVN.- Um total de 22 partidos políticos estão registrados para inscrever candidaturas para as eleições de governadores e membros dos conselhos legislativos dos 23 estados do país, pautadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para o dia 10 de dezembro.

Segundo o relatório de Renovação de Organizações com Fins Políticos, aprovado nesta segunda-feira pelos cinco reitores do CNE, as organizações cumpriram os requisitos de renovação após coletar 1% das assinaturas para sua validação.

Os partidos autorizados para participar nas próximas eleições são: Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv), Independentes Pelo Progresso (IPP), Unidade Política Popular 89 (UPP 89), Mesa da Unidade Democrática (MUD), Partido União e Entendimento (Puente), Nova Visão para meu País (Nuvipa), Partido Comunista da Venezuela (PCV), Tendências Unificadas para Alcançar o Movimento de Ação Revolucionária Organizada (Tupamaros), Ação Democrática (AD), Um Novo Tempo Contigo (UNTC) e Movimento Primeiro Justiça (MPJ).

O CNE também cita entre os partidos válidos: Avançada Progressista (AP), Vontade Popular (VP), Movimento Ao Socialismo (MAS), Pela Democracia Social (Podemos), Organização Renovadora Autêntica (ORA), Pátria Para Todos (PPT), Movimento Eleitoral do Povo (MEP), Novo Caminho Revolucionário (NCR), Copei, Movimento Político Aliança Para a Mudança (MPAPC) e Unidade Popular Venezuelana (UPV).

Foram convocados para a renovação dos partidos, 59 organizações políticas que não participaram nos dois últimos processos eleitorais ou que não alcançaram uma votação equivalente a 1% dos votos emitidos em tais eleições.

No caso da MUD, a coligação não poderá inscrever candidaturas nos estados de Zulia, Apure, Monagas, Bolívar, Trujillo, Aragua e Carabobo, em cumprimento das decisões de tribunais destes estados, relacionados com julgamentos realizados desde o ano passado, segundo notificação recebida pelo CNE.

As inscrições das candidaturas começam nesta terça-feira e vão até a quarta-feira, através da página web do CNE.

Nas eleições do dia 10 de dezembro, um total de 18.094.065 venezuelanos estão aptos a participar. Nesta votação não estão incluídos os eleitores do Distrito Capital, que possui um regime especial de governo que não prevê a eleição de governador ou conselho legistlativo, nem os eleitores residenciados no exterior.

Por isso, o número de votantes é menor ao total de inscritos no Registro Eleitoral, que são 19.854.437 pessoas.

Comentários: